06 Jun

O alto volume de chuva registrado desde a madrugada de domingo, 5 de junho, seguindo nesta segunda-feira, 6 de junho, ocasiona a elevação dos níveis do rio, em especial o Taquari, que banha os municípios de Santa Tereza, Muçum, Encantado, Roca Sales, Lajeado, Estrela e outras cidades. De acordo com o sistema de monitoramento, em Linha José Júlio, interior do município de Santa Tereza, a elevação na última hora chegou próxima de um metro. Apesar da situação, a Defesa Civil ainda não emitiu nenhum alerta sobre a possibilidade de inundação.

Desde o início do mês passado, essa é a terceira vez que as águas do rio Taquari aumentam em decorrência da sequência de dias chuvosos. O último registro de cheia foi no final do mês passado, quando moradias de Lajeado acabaram atingidas pelas águas.

Conforme o último levantamento, em Santa Tereza, o nível do rio está 9m99cm. A elevação na última hora foi de 98cm.

Já em Muçum, a situação ainda é tranquila, uma vez que a medição do Taquari na cidade está em 5m84cm, subindo 41cm no último registro. Para alcançar a cota de inundação na cidade são necessários mais 13 metros.

Em Encantado a situação também é tranquila. No último monitoramento, a elevação foi de 32 centímetros. As primeiras residências são atingidas na cidade quando o nível do rio chegar a 12 metros.

A situação segue sendo monitorada. A previsão ainda é de chuva para esta segunda-feira. As precipitações devem começar a parar somente na terça-feira, 7 de junho, conforme aponta a meteorologia.

Foto: Luís Gustavo Betinelli

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.