27 Mar
27Mar

Prestes a completar mais um aniversário de fundação, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amturvales) foca seus esforços no fortalecimento do turismo no Vale. Apesar da crise no setor, ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, a entidade, que celebra 26 anos de criação na segunda-feira, 29, elabora ações para apoiar as ideias e empreendimentos durante o período de crise.

De acordo com o presidente da entidade, Leandro Arenhart, apesar da pandemia, o setor conseguiu promover eventos que fomentassem a movimentação no Vale. É o caso do passeio de trem nos meses de outubro e novembro, nos municípios de Colinas, Roca Sales, Muçum e Guaporé. Os trajetos receberam visitantes de diversas regiões do Estado. Para o final desse ano, a expectativa da entidade é de que os passeios retornem.


Entre as novidades, a Amturvales inaugurou, em janeiro, o Centro de Atendimento ao Turista do Vale do Taquari (CAT), junto ao pórtico de entrada do Parque Histórico de Lajeado. O espaço é referência pata o visitante conhecer as atrações turísticas e os empreendimentos existentes na região. Para Arenhart, mesmo com a crise da pandemia, a entidade buscou apoiar o setor para manter os investimentos. “Trabalhamos para que eles se qualificassem, se reinventassem. Com a vacina a caminho, percebemos que as pessoas estão ansiosas para sair, para curtir a natureza, e o Vale favorece isso: temos inúmeras belezas naturais. Estamos otimistas no futuro”, revela.

Arenhart também destaca que existe a expectativa nos municípios para o crescimento do turismo. “Temos muitos prefeitos buscando a entidade e profissionais para trabalharem o turismo nas suas cidades. Eu sonho que muitas pessoas mais se envolvam com esta bandeira e que surjam novos empreendedores nesta área, trabalhando de forma qualificada e organizada para possamos receber os turistas com todo acolhimento”, observa.


Fotos: Luis Gustavo Betinelli e Reprodução Amturvales

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.