25 Jan

Teve início nesta terça-feira, 25, o pagamento das aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com o reajuste referente ao ano de 2022. Os benefícios serão creditados com o valor atualizado até o dia 7 de fevereiro, conforme o cronograma já definido pelo órgão. No total, 36,4 milhões de pessoas estão aptas a receber. 

Com os novos valores atualizados, beneficiários com direito de um salário mínimo vão receber R$ 1.212. O piso é destinado, além das aposentadorias, para pensões por morte e auxílio-doença. 

Para aqueles que ganham mais que o piso, o reajuste é de 10,16%, valor correspondente à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O teto limite dos benefícios passa a ser de R$ 7.087,22. 

Apesar dos novos valores, não serão todos os beneficiários que terão a mudança aplicada em seus vencimentos. Quem começou a receber os pagamento em fevereiro de 2021, o valor terá correção proporcional à inflação acumulada do mês de início do benefício até dezembro. Os beneficiários devem considerar que os valores reajustados também sofrerão descontos do IR (Imposto de Renda). 

O calendário de pagamento segue a normativa já estipulada em anos anteriores, ou seja, a data de depósito depende do número final do cartão de benefício.

 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.