16 Nov

O Vale do Taquari esteve representado na edição inédita que incluiu três eventos tradicionalistas em uma única programação. O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), Festival Gaúcho de Danças (Fegadan) e o Festival Gaúcho de Chula (Fegachula), unificados no Festival dos Festivais, movimentaram o Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, entre os dias 13 e 15 de novembro. Diferentemente dos anos anteriores, quando o espaço recebia milhares de apreciadores da cultura gaúcha, o evento contou com a presença de pouco mais de duas mil pessoas ao longo dos dias. Artistas que integram a 24ª Região Tradicionalista (RT) estiveram presentes e trouxeram premiações para casa.

Durante o encerramento, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, agradeceu a participação e o envolvimento dos tradicionalistas durante a realização do Festival e lembrou que, num primeiro momento, a ideia era realizar as apresentações de forma on-line, sem a presença de público, apenas com os artistas. No entanto, em razão da mudança nos protocolos sanitários municipais e estadual, houve a possibilidade de mudar a ideia e promover a participação dos amantes da cultura gaúcha. “Avançamos muito. Mas tudo só foi possível pela participação das equipes de trabalho de Santa Cruz, 5ª RT, ATS, Secretarias da prefeitura, patrocinadores, Sedac e Conselho Estadual de Cultura, e a consciência de cada tradicionalista que soube entender o porquê da retomada neste formato”, disse. “Estamos felizes porque atingimos os nossos objetivos”, concluiu o presidente.

Encantado esteve representada na modalidade Danças Gaúchas de Salão, com a apresentação do casal Luís Fernando Bruxel e Mônica Wermeier, que integram o GAN Anita Garibaldi. Diferentemente dos anos anteriores, onde ocorriam seletivas para chegar à final do evento, neste ano, o MTG convidou artistas que participaram das últimas cinco edições do ENART. Além disso, a modalidade das danças tradicionais ocorreu em formato de mostra e não competição. Apenas as categorias individuais tiveram premiação para os três melhores colocados.

Confira os vencedores da região nas modalidades individuais

Poesia
2º Lugar – Jeferson Rogério de Barros - CTG Raízes do Sul - Lajeado

Violino
3º Lugar - Cristine Vasconcelos - CTG Querência do Arroio do Meio - Arroio do Meio

Foto: Eco da Tradição / Reprodução

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.