18 Mar
Audiência pública vai apresentar projeto do complexo turístico no entorno do Cristo Protetor de Encantado

Um encontro com lideranças e a imprensa regional deve ser marcado em breve para apresentação do projeto de construção do complexo turístico do Cristo Protetor de Encantado. Agora, coma finalização da construção externa do monumento, as equipes devem concentrar seus esforços para a parte interna. Enquanto uma data para divulgar a proposta de obras, o município segue em conversas com moradores do entorno para uma possível desapropriação de áreas de terra. 

De acordo com o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, a intenção é chegar num comum acordo entre proprietários de terrenos e prefeitura municipal, a fim de evitar eventuais transtornos no decorrer da negociação. “Estamos conversando com alguns proprietários. O objetivo é definirmos em comum acordo a melhor forma de preservar os interesses públicos, mas também os particulares destes moradores, já que a área encontra-se no terreno deles”, afirma.

Segundo Calvi, a expectativa é de que tudo ocorra de forma amigável e tranquila, já que as negociações tiveram início e seguem sem percalços. Entre os locais que devem passar pela desapropriação está uma área de 7,6 mil metros quadrados que abriga a estátua e seu entorno foi concedida pela prefeitura à associação pelos próximos 99 anos. 

Outro espaço que deverá receber investimentos é o espaço público que envolve a estrada de acesso ao Cristo até a bilheteria. Neste local, a ideia é criar uma área de preservação e contemplação da natureza. 

Para finalizar o processo, a prefeitura e Associação Amigos de Cristo, mantenedora do espaço, aguardam a finalização de um estudo ambiental, que deve indicar o que poderá ser instalado no local.

Sobre o monumento

O Cristo Protetor é o maior do mundo em estátua (sem contar os pedestais), contando com 37,5 metros de altura. Em segundo lugar está o Cristo Rei, da Polônia, que conta com 36 metros de estátua, seguido do Cristo de La Concordia, na Bolívia, com 34,20 metros e o Cristo Redentor com 30 metros de altura.

Curiosidades sobre a obra

  • Altura do pedestal: 6,00 metros
  • Altura da estátua: 37,50 metros;
  • Altura total do monumento: 43,50 metros;
  • Envergadura dos braços: 39,00 metros;
  • Peso total previsto: 1.700 toneladas;
  • Altitude em relação ao nível do mar: 436 metros;
  • Altura em relação a cidade: 378 metros.
     
Comentários
* O e-mail não será publicado no site.