03 Oct
Bolsonaro e Lula se enfrentam no segundo turno das eleições

Superando as expectativas dos institutos de pesquisa, a diferença entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), foi de 5,23% no total de votos válidos. O petista conseguiu vencer Bolsonaro e começa o segundo turno na frente, com uma diferença de quase seis milhões de votos. Na análise, o Nordeste assegurou a eleição à Lula, enquanto o Sudeste preferiu o atual mandatário. Estes são os dois maiores colégios eleitorais do país. 

Com 99,99% das urnas apuradas, o ex-presidente Lula (PT) está em primeiro lugar na disputa, com 48,43%; enquanto o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), somou 43,20%. Simone Tebet (MDB) confirmou a terceira posição, com 4,16% dos votos, enquanto Ciro Gomes (PDT) foi desidratando com o avanço da apuração e ficou com 3,04%. Soraya Thronicke (União) fez 0,51%; Felipe D’Avila (Novo), 0,47%; e o Padre Kelmon (PTB), 0,07%.

Lula fez 57 milhões de votos, e Bolsonaro, 51 milhões. O racha mostra que vem pela frente uma disputa voto a voto, de fundo ideológico. O segundo turno das eleições está marcado para o dia 30 de outubro. 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.