13 May

Na tarde quinta-feira, 12, foi inaugurada a 11ª Casa de Apoio da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) no Rio Grande do Sul, localizada na Rua Avaí, nº 89, Bairro Maria Goretti em Bento Gonçalves. A inauguração reuniu usuários da entidade, familiares, direção, voluntários, colaboradores da associação e autoridades. O momento foi de ouvir relatos dos acolhidos e representantes, conhecer os novos espaços, tirar dúvidas e confraternizar com a Associação. 

A partir de agora, a Unidade passa a hospedar pessoas diagnosticadas com câncer, que moram em outras cidades e que estão na cidade para o tratamento do câncer. No total, serão 16 acomodações oferecidas, recebendo tanto usuários como seus acompanhantes. A tarde de celebrações iniciou ao som do violino de Lia Isadora Rodrigues de Almeida, filha de uma das acolhidas pelas instituição, representando com violino o hino da Aapecan . 

Na sequência, o usuário da Aapecan Bento, Erceli Goin trouxe o seu relato de atendido da entidade: “se muitos não conheciam a Aapecan, hoje terão a oportunidade de olhar mais atento para esta Associação. Apesar das minhas dificuldades, hoje estou aqui como testemunha deste trabalho”, contou Goin. 

Adriana Pitol, outra usuária da Aapecan, falou da importância do atendimento da equipe técnica: “eu só posso agradecer a Aapecan por todo o carinho que me recebeu aqui. Neste lugar é muito bom estar, pois sempre que chegamos, encontramos as pessoas sorrindo”, enfatizou Adriana. 


A coordenadora da Aapecan Bento, Tatiele Medeiros, salientou no seu discurso a importância do trabalho em equipe, para que o projeto alcançasse o objetivo: “sem o trabalho em equipe nós nunca teríamos chegado onde estamos hoje. Hoje posso dizer que nós estamos realizando um grande sonho”, explicou Tatiele. 

O fundador e diretor-executivo da Aapecan, Paulo Vasques, falou em seu discurso da importância do trabalho da Aapecan no estado do Rio Grande do Sul: “É uma imensa alegria entregarmos para a comunidade essa Casa de Apoio e comemorar 17 anos de atuação da Aapecan no estado. A animação do evento ficou por conta da dupla Jaiane Trivilin e Sami Almeida, que encantaram a todos com lindas canções.

O que é o Serviço de Acilhimento Institucional Provisório oferecido pela Aapecan?

A Casa de Apoio integra o serviço de acolhimento institucional provisório da Associação, é ofertado aos usuários com a doença oncológica em tratamento que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, e pessoal, devido à doença. Desta forma o usuário com diagnóstico de câncer e seu acompanhante permanecem em um local com proteção durante o período do tratamento. 

O serviço de acolhimento institucional provisório está previsto na Lei 12868/2013 no artigo 18, parágrafo 2º, inciso III. A inauguração em Bento Gonçalves trata-se da 11ª Casa de Apoio da Aapecan. O tipo de serviço é ofertado também nas cidades de: Porto Alegre (sede), Caxias do Sul, Ijuí, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana.


Aapecan em Bento Gonçalves

Desde 6 março de 2006, quando a Aapecan abriu suas portas em Bento Gonçalves, a Unidade conta com uma equipe técnica especializada composta por psicóloga e assistente social, e oferece atendimento padrão nas duas áreas, além de grupo de apoio. 

Os benefícios são concedidos a cerca de 200 usuários que compõem o cadastro ativo da entidade na região, ou seja, que recorrem mensalmente em busca de algum tipo de apoio, mediante a avaliação da profissional do Serviço Social. No total já foram cadastradas 1.513 famílias. 

Na Unidade Bento Gonçalves os usuários e familiares também têm acesso, além de reuniões informativas, a oficinas de artesanato e de pedraria. A abrangência é extensa: além de Bento, o atendimento da equipe técnica da instituição gira em torno de 40 Municípios da região.

Fonte e fotos: Ascom Aapecan


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.