07 Jan

O número de novos casos de coronavírus voltou a subir nos municípios de Muçum, Encantado e Doutor Ricardo nas últimas horas. As informações foram divulgadas pelas Secretarias Municipais de Saúde. A elevação segue uma tendência já registrada em todo o Brasil e no mundo, principalmente, em razão da variante Ômicron, que, segundo os cientistas é mais contagiosa que as já descobertas. 

Em Muçum, segundo o boletim epidemiológico, nesta sexta-feira, nove pessoas seguem em monitoramento após testarem positivo para a doença. Outras três e sete famílias seguem em isolamento após apresentarem sintomas semelhantes da covid-19.

Em Doutor Ricardo, o número de infectados ativos chega a 13. Pelo menos 12 famílias cumprem a chamada quarentena após apresentarem sintomas da doença.

Em Encantado, o número de infectados saltou e chegou a 64, conforme aponta a última atualização do boletim, divulgada na quinta-feira, 8 de janeiro. Desde o início da pandemia, mais de três mil pessoas já foram infectadas pelo coronavírus na cidade.

Nas últimas horas, o Brasil registrou 171 mortes pela Covid-19 e totalizou 619.730 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 101, voltando a ficar acima de 100 após seis dias. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -10%, indicando tendência de estabilidade nos óbitos decorrentes da doença. 

Especialistas acreditam que o aumento de casos visto nos últimas dias é resultado de uma combinação: dos dados que ficaram represados por conta da instabilidade do sistema de notificações do Ministério da Saúde e da disseminação da variante ômicron.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.