01 Nov
Cemitério de Muçum terá apenas uma missa durante o feriado de Finados

Assim como em anos anteriores, movimento maior no local é durante a tarde e ao final do dia. Moradores de outras cidades, que chegam ao local, na esperança de acompanhar uma celebração, acabam frustrados, em razão da ausência de missas

Diferentemente de outras cidades, inclusive, menores que o município de Muçum, as celebrações de Finados deverão ocorrer em diversos horários durante a terça-feira, 2 de novembro. No entanto, em Muçum, assim como em outros anos e sem justificativas por parte do atual pároco, Darci Grasel, a única missa agendada para ocorrer no único cemitério da zona urbana da cidade, está marcada para às 8h30min.

Sabe-se, que o maior movimento no local ocorre durante a tarde, onde centenas de pessoas se deslocam até o espaço para prestar homenagens àqueles que já partiram. Muitos, inclusive, de outras cidades e que possuem entes sepultados em terras muçunenses chegam ao local, na expectativa de participarem de alguma missa ou culto específico. No entanto, assim, como em anos anteriores, se deparam com nenhuma atividade nesse período. 

A situação não é novidade, já que há anos, a paróquia Nossa Senhora da Purificação reduziu o número de celebrações. Entre as justificativas estão as altas temperaturas que o período proporciona. No entanto, sem o horário de verão, que estendia a presença do sol até o início da noite, as celebrações ao final do dia poderiam voltar a ser realizadas. Apesar disso, o atual padre é irredutível em sua decisão. A única orientação da paróquia para o dia 2 de novembro é que as chamadas "intenções de missa" venham escritas e entregues para a pessoa responsável que vai estar colhendo os pedidos antes da celebração iniciar.

Apesar do espaço, durante o dia de visitação, a orientação das equipes de saúde é de que em decorrência da pandemia de covid-19, o uso de máscara ainda seja obrigatório para ingressar no local, assim como o distanciamento entre os visitantes. 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.