05 Aug
Censo 2022 poderá ser respondido por telefone ou pela internet

Uma das novidades do Censo 2022 é a possibilidade do cidadão responder o questionário por meio da internet ou por telefone. A opção visa facilitar a coleta de informações e poderá ser solicitada pelo morador no momento em que o recenseador estiver passando para realizar a entrevista presencial ao domicílio.

Se fizer a escolha pela internet, o morador receberá um e-ticket, com validade de sete dias para enviar as respostas. Já, a entrevista por telefone só será possível para aqueles que optarem pelo autopreenchimento pela internet, mas que não concluírem o questionário. 

Após confirmar a decisão em responder virtualmente, o morador receberá uma senha que será enviada por e-mail ou SMS, permitindo assim o preenchimento completo dos dados pelo agente do IBGE.

Segundo o IBGE, caso o recenseador não encontre o morador na primeira visita, ele deixará um bloco de recado e/ou tentará o contato por telefone. Além disso, o recenseador deverá retornar ao domicílio no mínimo mais quatro vezes.

Depois que o recenseador encerra a coleta no setor censitário, o supervisor retornará nos domicílios com morador ausente ou com recusa expressa e entregará uma carta de notificação com um e-ticket válido por 10 dias para o preenchimento pela internet.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.