30 May
Chuvas do final de semana elevam nível do Rio Taquari

O aumento do nível do Rio Taquari acendeu o alerta das autoridades e famílias ribeirinhas dos municípios de Santa Tereza, Muçum, Encantado, Roca Sales, Lajeado e Estrela. Desde sexta-feira, 27, a chuva que caiu nas cabeceiras e afluentes provocou elevação das águas. Em municípios da parte baixa do Vale do Taquari, equipes já se preparam para realizar a remoção das primeiras famílias atingidas pelo rio.

Em Muçum, desde a noite de domingo, 29, a Defesa Civil monitora de hora em hora a movimentação das águas. Para atingir a cota de inundação na cidade, é necessário atingir a marca de 16 metros. Conforme o órgão, a última medição realizada registra 12,8 metros de elevação. Na última hora, o Taquari subiu 12 centímetros.

Na madrugada desta segunda-feira, 30, a elevação chegou a quase um metro por hora, porém, o ritmo foi diminuindo com o passar das horas. Conforme a Defesa Civil do município, o monitoramento segue até que a situação comece a melhorar e o nível do rio reduzir.

Para hoje, a previsão do tempo mostra que a chuva deverá dar uma trégua e as temperaturas cairão, podendo chegar próximas a zero grau nesta semana. 


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.