07 Oct

O número de mortes causadas pelo novo coronavírus e as hospitalizações seguem em alta na região do Vale do Taquari, conforme apontou o boletim semanal do Comitê de Crise do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, divulgado na quarta-feira, 6 de outubro. Os dados mostram que nos últimos sete dias, o indicador de óbitos sofreu elevação de 20%, na comparação com o levantamento anterior e as hospitalizações subiram 83%. Apesar dos dados negativos nestes quesitos, as informações mostram queda de novos casos. Com esses indicadores, a região permaneceu sem nenhum aviso do Sistema 3As de monitoramento.

Conforme os dados, na última semana a região registrou seis óbitos. No Estado, o número chegou a 150, ou seja, 4% dos falecimentos por coronavírus ocorreram na Serra.

Já o número de hospitalizações subiu 83,3% na comparação com a semana passada. No levantamento geral, há tendência de queda em todo o território gaúcho. 

A queda também foi verificada no número de novos casos de covid-19. Foram 209 em uma semana, registrando declínio de 1,4% na comparação com o levantamento anterior. No Estado também há tendência de queda (-0,3%).A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 41,5. São 27 pessoas internadas até o momento e 38 leitos livres.

Até o momento, 48,162 pessoas foram infectadas pela covid-19 no Vale do Taquari. Desse total, 868 morreram em decorrência de complicações da doença.

Neste último relatório, apenas a região de Capão da Canoa recebeu um novo aviso do Grupo de Trabalho de Saúde (GT Saúde), que já havia recebido um na semana passada e foi novamente advertida, devido à piora em indicadores da pandemia. Capão da Canoa apresentou piora em indicadores como casos confirmados e óbitos, o que demonstra a necessidade de redobrar a atenção para o quadro da pandemia e adotar medidas para conter o crescimento. A situação é ainda mais delicada por se tratar de uma região em que o fluxo de pessoas deve aumentar com a proximidade do verão e do fim do ano.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.