06 Jan
Covid-19: Estado espera iniciar vacinação de crianças no dia 17 de janeiro

O Rio Grande do Sul espera dar início à vacinação de crianças entre cinco e 11 anos no dia 17 de janeiro. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES, na quarta-feira, 5 de janeiro. Apesar da intenção, tudo irá depender de quando o Ministério da Saúde encaminhar as doses aos estados. A expectativa é de que elas sejam encaminhadas no dia 14.

Após a chegada dos imunizantes, as prefeituras municipais poderão se organizar para iniciar a aplicação das doses. Para este público, a vacina utilizada será a da Pfizer, autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ainda em dezembro do ano passado. 

O imunizante já poderia estar sendo aplicado. No entanto, mais uma vez, o governo do presidente Jair Bolsonaro tentou postergar a vacinação impondo diversos obstáculos, entre eles, a realização de uma audiência pública que acabou derrubando todas as intenções do presidente. 

Para vacinar as crianças não será necessário prescrição médica como pré-requisito para a imunização.

A estimativa do Ministério da Saúde é que no Brasil todo sejam imunizadas mais de 968,9 mil crianças na faixa etária dos cinco e 11 anos. Neste primeiro lote, o país vai receber 1,2 milhão de vacinas. Para o Rio Grande do Sul, a estimativa é que cheguem cerca de 60 mil doses que deverão ser distribuídas para os 497 municípios. 

Entre as determinações do ministério, está previsto que as crianças permaneçam em observação no local de recebimento da vacina por pelo menos 20 minutos. Por este motivo, a aplicação deve ocorrer exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde há sala de vacinação, em um horário específico para as crianças. 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.