21 Sep

Uma nova remessa de vacinas contra a covid-19 deverá ser encaminhada aos municípios na quarta-feira, 22. O objetivo é acelerar a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada nesta terça-feira, 21, após reunião entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS). Ainda não há detalhes sobre a quantidade destinada a cada município. 

Conforme a SES, além das doses da Pfizer, os municípios devem receber vacinas da AstraZeneca e CoronaVac para dar prosseguimento também a aplicação da segunda dose do esquema vacinal. "Importante destacar que só a Pfizer está autorizada para os adolescentes, e somente vacinas dessa marca estão sendo distribuídas para esse público", afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann. 

A nova remessa vai destinar 165 mil doses da Pfizer para cobrir a totalidade da faixa dos 17 anos e 58% da faixa dos 16 anos. Outras 38,5 mil doses do mesmo imunizante serão destinadas à aplicação da chamada dose de reforço em idosos acima de 70 anos e que completaram o esquema vacinal no até 25 de março. 

Há ainda a destinação de aproximadamente 620 mil doses para a segunda de pessoas com mais de 18 anos, somando as três fabricantes. Com isso, o Estado completa as doses necessárias para todo o público adulto vacinável no Rio Grande do Sul.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.