31 Aug

Medida é planejada para reduzir o tamanho das filas de espera nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), provocadas pela pandemia de covid-19

Quem aguarda a vez para realizar as provas práticas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), poderá ter que fazer os testes aos finais de semana. Isso porque o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), planeja oferecer essa possibilidade em breve. A medida é uma das ideias do órgão para reduzir a fila de espera que passa dos 93,5 mil no Estado, em decorrência da pandemia de covid-19, que acabou suspendendo a realização de diversas atividades ao longo do último ano.

Mesmo com a redução das restrições impostas pelos decretos sanitários, o alto número de candidatos aptos a realizarem os testes permanece em elevação, uma vez que com a resolução do problema envolvendo os exames teóricos, já que a medida possibilitou a realização por meios eletrônicos, um alto número de candidatos conseguiu aprovação e agora aguarda a liberação para as provas práticas.

Atualmente, o Detran disponibiliza em todo o Rio Grande do Sul, 55 mil vagas para provas práticas. No entanto, este número não está sendo ocupado por cerca de 85% dos candidatos. Isso ocorre, em muitos casos, pela falta de profissionais examinadores. Para minimizar a situação, a autarquia espera contratar 60 novos profissionais, em caráter emergencial, além de renovar o contrato de outros 40 e efetuar o pagamento de horas-extras aos funcionários do quadro efetivo do órgão.

Se a possibilidade de aplicar as provas aos finais de semana é real, os proprietários dos CFCs também precisarão adaptar-se a nova realidade. Entre as medidas está o aumento da frota de veículos.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.