19 Dec
Diocese de Santa Cruz do Sul divulga nomeações e transferências de padres para 2022

Em Muçum, a paróquia Nossa Senhora da Purificação receberá dois sacerdotes, porém, nenhum deles irá residir na cidade

A Diocese de Santa Cruz do Sul divulgou no sábado, 18, a lista de transferências e nomeações de padres para o ano de 2022. Ao todo, 21 sacerdotes serão transferidos ou nomeados para as paróquias pertencentes à Mitra Diocesana. Em documento divulgado e assinado pelo bispo Dom Aloísio Dilli, as mudanças surgem das necessidades das comunidades e foram realizadas em conjunto com o Conselho Presbiterial. 

Em Muçum, a paróquia Nossa Senhora da Purificação receberá dois novos padres: Alberto Domingos Tremea e José Jacob Grilli. O atual pároco, Darci Grasel será transferido para a paróquia São Nicolau – Rio Pardo. A mudança foi assunto durante o sábado pelas redes sociais e rodas de conversa na cidade. Na maioria dos comentários, a população comemorou a saída de Grasel e a chegada dos novos padres.

Ainda não há informações sobre a data da saída de Grasel e da chegada dos novos sacerdotes.

Apesar da mudança, nenhum dos religiosos irá residir em Muçum. Tremea permanece morando em Doutor Ricardo, pois segue sendo pároco da paróquia São Caetano. No entanto, as mudanças e andamentos das atividades de Muçum seguirão sobre seu comando e sua forma de gerir. Já o padre José Grilli, que já é conhecido da comunidade muçunense, irá residir na paróquia São João Batista, em Vespasiano Corrêa e irá auxiliar nas atividades pastorais da Princesa das Pontes.

A transferência em Muçum chega em um momento em que boa parte da comunidade mostra descontentamento com as atitudes do atual pároco. Muitos acreditam que a última polêmica envolvendo o atual padre com pais de catequizandos, onde uma guarnição da Brigada Militar foi acionada pelo religioso para impedir a entrada de uma mãe na igreja durante uma celebração, teria sido a gota d´água para a mudança. 

A Diocese de Santa Cruz do Sul não se manifestou sobre o episódio. Conforme o bispo, as transferências dos padres continuam a ser parte do caminho de transformação que a Igreja Católica passa. "Igualmente, não é fácil para os que são transferidos e suas respectivas comunidades. Também aqui é preciso que tenhamos o espírito missionário de Igreja em saída, como fala o Papa Francisco, pois alguns são convidados e enviados para novos caminhos; outros chegam e precisam ser bem acolhidos, acima dos projetos e gostos pessoais", afirma Dilli. 

A prática das transferências, como destaca Dom Aluísio, é normal e acontece para facilitar o processo de evangelização tendo em vista a ordenação de novos padres ou afastamento por motivos de saúde. Também, o processo de transferência leva em conta, principalmente, as necessidades de pastoral e de evangelização. No documento que indica as nomeações, o bispo diocesano agradeceu a disponibilidade e o espírito de colaboração de todos os presbíteros e, ainda, convocou as comunidades a acolherem os novos párocos. “Não basta sermos exigentes e críticos. Precisamos também preparar estas pessoas que se tornam os futuros presbíteros, desde as famílias, comunidades e casas de formação. Isto significa rezar pelas vocações, certos de que Deus não deixa de chamar operários para sua messe; apoiar e acompanhar os candidatos; dar-lhes condições de discernimento num processo de formação humana, cristã e ministerial", explica o bispo.

Confira todas as nomeações e transferências da Diocese de Santa Cruz do Sul

1. Pe Leandro José Lopes: Vigário Geral, Chanceler, assistente espiritual dos presbíteros e responsável pela escola e formação diaconal.

2. Pe Marcelo Carlesso: Reitor do Seminário Dom Alberto (Responsável para acompanhar a possível transferência da Filosofia/Teologia para Santa Maria). Ajudas pastorais em dois fins-de-semana na Paróquia São Sebastião Mártir – Venâncio Aires.

3. Pe Lucas Del Osbel: Reitor do Propedêutico, responsável pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) e membro da Coordenação Pastoral. O Reitor do Propedêutico é também responsável pela organização da romaria diocesana.

4. Pe Rodrigo Eduardo Hillesheim: Primeiro responsável pela Coordenação de Pastoral, junto com Pe José Renato Back, Pe Lucas Del Osbel e Márcia Agnes Bartz. A equipe assume o setor de comunicação e a Revista Integração.

5. Pe Zeno Rech: Coordenação da Casa Amparo Fraterno (Pastoral Presbiteral/APRES). Coordenação dos processos de nulidade matrimonial.

6. Pe Felipe Bernardon: Pároco de Arvorezinha e responsável pela Pastoral da Criança.

7. Pe Alberto Domingos Tremea: Pároco da Paróquia São Caetano – Doutor Ricardo e Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Purificação - Muçum.

8. Pe José Jacob Grilli: Vigário paroquial de Muçum, com residência em Vespasiano Correa.

9. Pe João Batista dos Santos: Vigário paroquial da Paróquia Santo Inácio – Lajeado.

10. Pe Ezequiel Ezidro Perin: Pároco da Paróquia São Gabriel Arcanjo - Cruzeiro do Sul e responsável pela pastoral dos coroinhas.

11. Pe Pedro Bernardo Rockenbach: Pároco da Paróquia Santa Catarina - Linha Brasil.

12. Pe Cláudio José Kirst: Pároco da Paróquia Santa Inês – Mato Leitão e Pároco da Paróquia São Martinho – Palanque.

13. Pe Roque Hammes: Pároco da Paróquia São Sebastião Mártir - Venâncio Aires e coordenador da formação diocesana, auxiliado por Pe Clécio José Henckes e equipe.

14. Pe Paulo Hoffmann: Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Natividade - Vila Arlindo e Vigário paroquial da Paróquia São Sebastião Mártir - Venâncio Aires.

15. Pe Milton Inácio Lunardi: Vigário paroquial da Paróquia São João Batista - Catedral. 

16. Pe Silvino Tarcísio Hammes: Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória - Sinimbu.

17. Pe Irineu Marcos Sehnem: Período sabático, disponível para ajudas pastorais de emergência.

18. Pe Darci Garibalde Grasel: Pároco da Paróquia São Nicolau – Rio Pardo.

19. Pe Giovane Gonçalves: Pároco da Paróquia Santa Bárbara – Encruzilhada do Sul.

20. Pe Rafael Stein: Vigário paroquial da Paróquia Santa Bárbara – Encruzilhada do Sul.

21. Pe Amilton Capaverde: Continua Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e se torna assistente da Renovação Carismática Católica (RCC) diocesana.

Fotos: Juremir Versetti / Chinelagem Press, Rádio Liberal FM, Reprodução 


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.