17 Jan

Todos os dias, 15 propriedades rurais de Encantado recebem ajuda de um caminhão pipa para amenizar a situação da forte estiagem que assola o município desde outubro do ano passado. No entanto, a situação piorou a partir de dezembro, quando o consumo de água por parte dos animais precisou receber apoio, já que as fontes naturais começaram a secar em decorrência da seca. 

Conforme a prefeitura municipal, diariamente, são realizados 10 deslocamentos às propriedades. Um caminhão com capacidade de 10 mil litros de água abastece os locais. 

Segundo levantamento da secretaria de Agricultura e da Emater de Encantado, os prejuízos provocados pela estiagem na cidade já chegam a R$ 18,7 milhões, podendo aumentar, caso não haja mudança no clima para as próximas semanas. Os prejuízos calculados são decorrentes do plantio de milho grão, milho silagem, soja, fruticultura e olericultura, além da pecuária (suinocultura integrada, avicultura integrada, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte e piscicultura) e da produção de hortaliças, frutas, produtos de origem animal e agroindústria caseira.

Em 29 de dezembro, o prefeito Jonas Calvi decretou situação de emergência na cidade.


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.