17 Mar
Encantado e Roca Sales liberam o uso de máscaras em locais fechados

Dois novos decretos publicados pelas prefeituras flexibilizam ainda mais liberação do uso de máscaras nos municípios de Encantado e Roca Sales. Agora, os documentos assinados na terça, 15, e quinta-feira, 17, pelos prefeitos Jonas Calvi e Amilton Fontana, autorizam a dispensa do equipamento de proteção individual também em locais fechados. 

Em Encantado, conforme o documento, a medida vale para ambientes fechados e ao ar livre, incluindo escolas e transporte público. Segundo o decreto, a norma não se aplica às unidades de saúde públicas e privadas, hospitais, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e outras atividades de saúde em ambiente fechados.

Já em Roca Sales, o decreto torna facultativo (opcional) o uso de máscaras em locais abertos e fechados. Apenas nos serviços de saúde, transportes públicos e instituições de longa permanência de idosos é que o uso segue sendo obrigatório. Na Cidade da Amizade, mais de 93% da população adulta encontra-se imunizada com duas doses. 

Em nota, a prefeitura de Encantado informou que a decisão pela flexibilização está embasada na deliberação do Centro de Operações Emergenciais (COE) de Encantado por meio do Parecer Técnico. Atualmente, 81,72% da população adulta está vacinada com a segunda dose. Além disso, os últimos números mostram redução de novos casos e hospitalizados ou em observação pela Covid-19.

Conforme o COE,  a orientação é de que o uso de máscaras seja mantido entre os grupos de vulneráveis: pessoas não vacinadas e aquelas acometidas de doenças autoimunes, que tomam medicações imunossupressoras, obesas, com doenças neurológicas e cardiovasculares, com síndrome de down, que sofrem de diabete mellitus, doença renal crônica, doença crônica descompensada e em tratamento oncológico.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.