12 Nov

Com o objetivo de aprimorar soluções e métodos de prevenção durante as cheias provocadas pelos rios e arroios no Vale doo Taquari, representantes das defesas civis da região estiveram reunidas na manhã de quinta-feira, 11, participando, em Lajeado, de um simulado de mesa. O trabalho foi liderado pelo coordenador do Departamento de Trânsito do município, Vinicius Renner e tratou de analisar a capacidade de resposta de cada defesa civil dos municípios. 

Durante o encontro, os representantes trabalharam a questão da informação e comunicação para prevenir situações que possam causar inúmeros prejuízos materiais e humanos. O foco também no simulado foi a não utilização de tecnologias, como é o caso da internet. No encontro, os participantes precisaram trabalhar com possíveis falhas de internet e monitoramento eletrônico. "Viramos muito dependentes disso, das tecnologias. Se acontece uma falha, parece que há um bloqueio na nossa atuação”, diz Renner.  

Entre as atividades, os participantes responderam a um questionário sobre como agiriam em determinadas situações. A medida é considerada essencial para avaliar o nível de preparo das equipes dos municípios. Representantes de bombeiros militares e voluntários, além da Defesa Civil estadual também estiveram presentes.

Foto: Luís Gustavo Bettinelli / Prefeitura de Muçum 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.