02 Sep

O Governo do Rio Grande do Sul deu mais um passo para a liberação de eventos esportivos e sociais, com a mudança nos protocolos. A decisão ocorreu após análise de demandas do setor de eventos, garantindo a possibilidade do retorno de público em competições esportivas e a abertura de festas com número limite de pessoas. A decisão foi anunciada na quarta-feira, 1º de setembro, após reunião do Gabinete de Crise. Apesar das novas flexibilizações, a autorização com os novos protocolos só poderá ser adotada após publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), que deve ocorrer nos próximos dias. 

Com as mudanças, está autorizada a presença de até 2,5 mil pessoas em competições esportivas, ou seja, 40% da capacidade, por exemplo, de estádios de futebol. Já para as casas de festas sociais, a liberação deve ocorrer a partir do dia 1º de outubro, com a autorização de pista de danças em eventos infantis, sociais e de entretenimento, com teto de 150 pessoas no protocolo variável, podendo chegar a 350, mediante autorização das regiões covid. 

Apesar da liberação, medidas como a obrigatoriedade do uso de máscaras e o cumprimento dos demais protocolos seguem vigorando. A única manutenção de proibição, até o momento, segue para casas de shows, noturnas e similares, onde a utilização da pista de dança segue proibida. 

Conforme o governador Eduardo Leite, as liberações vão ocorrendo, conforme a melhora no cenário da pandemia no Estado. No entanto, Leite disse ainda que outras possíveis flexibilizações poderão ocorrer após avaliação entre os órgãos sanitários e o Gabinete de Crise. "A decisão sobre os eventos, assim como outras flexibilizações, serão reavaliadas conforme a gente atingir a meta de completar o esquema vacinal de pelo menos 70% da nossa população, que é o percentual definido por especialistas no mundo todo para a chamada imunidade coletiva”, disse. 

Foto: Reprodução

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.