17 Aug

Estão abertas as inscrições de 15 cursos gratuitos na área de Educação oferecidos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Para participar, não é necessário possuir vínculo com a instituição. As aulas ocorrem em formato virtual, sem encontros presenciais ou atividades com hora marcada. Após finalização das atividades e com aprovação, o aluno emite seu certificado de participação. 

Conforme o IFRS, as aulas ficam disponíveis até o dia 31 de janeiro de 2022. Os cursos variam de 20 a 60 horas e os interessados podem realizar mais de uma atividade simultaneamente. As inscrições são realizadas diretamente no site da instituição.

Confira os cursos disponibilizados para a área da Educação

1. Alfabetização e Letramento  Conteúdo: Conceitos gerais;  Métodos de alfabetização; Formação do leitor.
Carga-horária: 20 horas
Público-alvo: professores 

2. Aprendizagem Significativa Conteúdo: Conceitos iniciais sobre Aprendizagem Significativa, Abordagens Teóricas e Tipos de Aprendizagem, Ensino Significativo.
Carga-horária: 30 horas
Público-alvo: professores 

3. Audiovisuais: arte, técnica e linguagem  Conteúdo: O Audiovisual na Sociedade Tecnológica; Introdução à Linguagem Audiovisual; Linguagem Audiovisual; Fotografia, Cinema e Televisão; Audiovisual e Educação no Brasil; Audiovisuais na Escola.
Carga-horária: 60 horas
Público-alvo: técnicos em audiovisuais e demais trabalhadores em escolas 

4. Como Usar o Laboratório de Informática nas aulas? Ensino Infantil e Fundamental – Anos Iniciais  Conteúdo: Laboratório de Informática; Recursos Educacionais Digitais; Seleção de Recursos Educacionais Digitais para as Aulas; Projeto Final.
Carga-horária: 20 horas
Público-alvo: professores do ensino infantil e fundamental 

5. Cultura Surda  Conteúdo: História da comunidade surda, cultura surda, identidades surdas e a língua de sinais.
Carga-horária: 20 horas
Público-alvo: professores

6. Didática  Conteúdo: O que é Didática?; Perfil do Professor; Planejamento;  Técnicas e Métodos; Avaliação
Carga-horária: 60 horas
Público-alvo: professores, estudantes de licenciaturas e interessados na área

7. Educação Profissional e o Novo Ensino Médio  Conteúdo: Educação Profissional; Novo Ensino Médio
Carga-horária: 25 horas
Público-alvo: professores, estudantes e interessados na área 

8. Extensão para Estudantes  Conteúdo: O que é o IFRS?, A organização da Extensão no IFRS, O que é extensão?, Extensão no IFRS, Como participar, Ações da Proex no IFRS.
Carga-horária: 20 horas
Público-alvo: estudantes extensionistas do IFRS 

9. Gestão em Educação Escolar  Conteúdo: A administração ou gestão da escola: concepções e escolas teóricas; A Reforma do Estado brasileiro: a gestão da educação e da escola; Gestão democrática da escola pública: concepções e implicações legais e operacionais; Democratização da gestão escolar: mecanismos de participação e autonomia da unidade escolar; Gestão democrática e os trabalhadores em educação
Carga-horária: 30 horas
Público-alvo: funcionários e professores de instituição de ensino

10. Métodos de pesquisa: conceitos introdutórios  Conteúdo: Tipos de conhecimento; Pesquisa científica e suas finalidades; Classificação das pesquisas científicas; Elementos de um projeto de pesquisa
Carga-horária: 30 horas
Público-alvo: estudantes do ensino técnico subsequente e de cursos superiores 

11. Personalização do Ensino a partir de Metodologias Ativas  Conteúdo: Aprendizagem por pares – peer instruction; Gamificação – gamification; Design Thinking – DT
Carga-horária: 30 horas
Público-alvo: professores em geral, estudantes de licenciatura e técnicos administrativos 

12. Pesquisa em Sala de Aula na Educação Básica  Conteúdo: Por que pesquisa na educação básica?; Projeto de Pesquisa; Problema de pesquisa, objetivos e hipóteses; Abordagem quantitativa; Abordagem qualitativa; Elaboração de perguntas; Análise e apresentação dos dados
Carga-horária: 40 horas
Público-alvo: profissionais da educação básica 

13.Possibilidades para a fabricação digital de recursos de Tecnologia Assistiva de Baixo Custo na educação  Conteúdo: Conhecendo o que é movimento maker e fabricação digital; Espaços makers e equipamentos de fabricação digital; Tecnologia Assistiva (TA); Possibilidades para a fabricação de recursos de Tecnologia Assistiva de Baixo Custo na educação.
Carga-horária: 40 horas
Público-alvo: profissionais da educação inclusiva e pessoas com deficiência 

14. Psicologia da Aprendizagem Conteúdo: História e conceituação da inteligência do ser humano; concepções de aprendizagem; conceitos de aprendizagem; as concepções de aprendizagem; resiliência e autoestima; motivação, relações interpessoais e respeito ao próximo; as principais teorias da aprendizagem e as concepções: inatista, ambientalista e interacionista de educação; as múltiplas inteligências – Howard Gardner; concepções de educação em Vygotsky, Piaget, Ferreiro e Wallon.
Carga-horária: 40 horas
Público-alvo: estudantes de licenciatura, profissionais da área da educação 

15. Tecnologia Assistiva no Contexto Educacional Conteúdo: A Tecnologia Assistiva (TA); Recursos de TA no contexto educacional; Serviços de TA no contexto educacional.
Carga-horária: 60 horas
Público-alvo: estudantes e profissionais da educação 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.