07 Mar

Segue até o dia 29 de abril, o prazo limite para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022. O processo teve início nesta segunda-feira, 7 de março, e espera receber até o final do período mais de 34,1 milhões de declarações. O número é semelhante ao registrado no ano passado. 

Este ano, a declaração terá menor prazo para ser feita. Reflexo da operação padrão dos auditores fiscais da Receita Federal, que acabou atrasando a liberação do programa gerador da declaração, que deveria ser disponibilizado no final de fevereiro e não acabou ocorrendo. 

Entre as novidades deste ano está o recebimento da restituição (ou o pagamento do imposto) por meio de Pix. O sistema instantâneo de pagamentos do Banco Central já estava disponível para outras obrigações tributárias, como pagamento de impostos por pessoas jurídicas e por micro e pequenas empresas do Simples Nacional. O recurso agora chega às pessoas físicas.

Outra mudança importante é a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida, na qual o contribuinte recebe um formulário preenchido e apenas confirma os dados antes de os enviar ao Fisco.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.