27 Jul

As propagandas de rádio e televisão de Eduardo Leite (PSDB), Onyx Lorenzoni (PL) e Edegar Pretto (PT), candidatos ao governo do Rio Grane do Sul devem ocupar o maior espaço de tempo, conforme estima a Justiça Eleitoral, com base nas coligações fechadas até o momento. Os números ainda não foram finalizados pois as convenções partidárias seguem até o dia 5 de agosto e, somente após esse período é que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai oficializar o tempo de cada candidatura.

De acordo com a legislação eleitoral, programas de rádio e TV da eleição majoritária estadual terão 10 minutos e serão veiculados às segundas, quartas e sextas-feiras, duas vezes ao dia, a partir de 26 de agosto. No rádio, às 7h15min e às 12h15min; na TV, às 13h15min e às 20h35min.

Ainda, durante o dia, ocorrerão inserções de 30 e 60 segundo divididas ao longo das programações das emissoras de rádio e televisão. Elas serão inseridas de acordo com o tamanho do partido ou da coligação de cada candidato, na mesma proporção do espaço que cada um tem nos programas em bloco.

Até o momento, 12 nomes já foram divulgados como pré-candidatos aos Piratini. Em razão disso, a maior parte dos concorrentes deverá ter menos de 60 segundos para apresentar seu plano de governo e suas ideias. 

Conforme as coligações com o União Brasil, Podemos, Cidadania e do PSDB, Eduardo Leite terá cerca de 2min30seg, para apresentar sua proposta em cada programa eleitoral.

Se caso Leite tenha ainda alianças com o MDB e PSD, o tempo de propaganda aumentaria para 3min40s. O segundo maior tempo de propaganda deverá ser de Onyx Lorenzoni, que tem apoio de quatro partidos na coligação (PL, Republicanos, Pros e Patriota), que devem gerar cerca de 1min30seg.

Já o petista Edegar Pretto deve alcançar 1min20seg, já que tem apoio de outras duas siglas, o PV e o PCdoB. O senador progressista Luiz Carlos Heinze, que tem apoio do PTB deve contar com cerca de um minuto para expor suas ideias.

Outros candidatos e a média de seus tempos em rádio e televisão

  • Gabriel Souza (MDB) - 40 segundos
  • Beto Albuquerque (PSB) - 40 segundos
  • Vieira da Cunha (PDT) - 35 segundos
  • Roberto Argenta (PSC) - 30 segundos
  • Pedro Ruas (Psol) - 20 segundos
  • Ricardo Jobim (Novo) - 15 segundos
  • Rejane de Oliveira (PSTU) - não terá acesso
  • Carlos Messala (PCB) - não terá acesso 
Comentários
* O e-mail não será publicado no site.