25 May

Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2019, mas somente divulgado nesta quarta-feira, 25, mostra que 94,8% dos brasileiros se consideram heterossexuais. O restante, 1,2% declararam homossexuais e 0,7% bissexuais. Os números fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) - Quesito Orientação Sexual, feita com 159,2 milhões de pessoas.

Os números divulgados também por estados mostram que no Rio Grande do Sul, apenas 1,9% se declarou homossexual ou bissexual. Já a proporção de heterossexuais assemelha-se a registrada à média nacional. No território gaúcho foram entrevistados 8,9 milhões de pessoas. 

Apesar dos dados informados pelo levantamento, chama a atenção dos pesquisadores, o número de pessoas que preferiram manter o sigilo, quanto a sua orientação sexual: 3,6 milhões de pessoas. O número supera o total de homossexuais e bissexuais identificados no estudo. 

O levantamento mostra ainda que 1,7 milhão de pessoas não sabe informar sua orientação sexual. O documento apresentado revela que jovens de 18 a 29 anos são a maior fatia do bolo que se denomina homossexual ou bissexual, atingindo 4,8%.

Este foi o primeiro levantamento realizado pela PNS quando o assunto é orientação sexual da população.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.