21 Jul

A primeira missão não tripulada à lua, organizada pela Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), já tem data marcada para iniciar: 29 de agosto. O anúncio foi feito na quarta-feira, 20. A Artemmis 1 será a primeira, de uma série de voos até a viagem com tripulação. 

A intenção é que após enviar novos astronautas, a Nasa comece a realizar experiências para, após 2030, enviar uma tripulação à Marte. 

Caso a operação não ocorra no dia 29 de agosto, a Nasa prevê outras duas datas: 2 e 5 de setembro. Na quarta-feira, os responsáveis pela operação informaram que os últimos testes realizados em junho alcançaram 90% das metas. 

Durante a coletiva de imprensa, que informou sobre a viagem, Cliff Lanham, responsável da divisão de veículos espaciais, disse que os engenheiros solucionaram falhas que causavam perda de hidrogênio no sistema de lançamento.

De acordo com a Nasa, a nave Artemis 1 viajará ao redor da face oculta da Lua, em uma missão que irá durar entre quatro e seis semanas, mais do que qualquer espaçonave tripulada já fez sem acoplar. Depois, voltará à Terra mais rapidamente e será submetida a mais calor do que todas as naves anteriores. 

O próximo voo ainda não tem data oficial, mas a agência espacial confirmou que será tripulado. Porém, os astronautas não sairão da nave. Já na terceira viagem, a expectativa é de que a primeira mulher e a primeira pessoa negra cheguem ao solo lunar.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.