04 Jul
Morre aos 87 anos, o cardeal gaúcho Cláudio Hummes

Morreu na manhã desta segunda-feira, 4 de julho, o cardeal gaúcho, Dom Cláudio Hummes, aos 87 anos, em São Paulo. Ele era arcebispo emérito da capital Paulista e prefeito emérito da Congregação para o Clero. A confirmação do falecimento ocorreu por volta das 9h, por meio de nota divulgada pela Arquidiocese de São Paulo. A causa da morte não foi informada.

Dom Cláudio Hummes nasceu em Salvador do Sul e ficou conhecido mundialmente durante o conclave que elegeu o então papa Bento XVI. Segundo a imprensa italiana, o brasileiro era cotado entre os "papáveis" daquele momento. 

No período de 2006 a 2011, o religioso gaúcho trabalhou no Vaticano, ao lado do papa Bento XVI, como prefeito da Congregação para o Clero. Após esse período, retornou ao Brasil para ocupar a presidência da Comissão Episcopal para a Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

Após a renúncia de Bento XVI, em 2013, e com a eleição do Papa Francisco, Hummes foi apontado como o principal articulador da eleição de Bergoglio. 

Ainda conforme nota da arquidiocese de São Paulo, o corpo será velado Catedral Metropolitana de São Paulo. Os horários das homenagens ainda não foram divulgados. 
Comentários
* O e-mail não será publicado no site.