24 Aug

Segundo orientação da Secretaria Estadual da Saúde, imunizantes serão utilizados para aplicação da primeira dose

Pelo menos mais 2.584 doses de vacinas contra a covid-19 devem chegar à nove municípios da região nas próximas horas. Isso porque, a Secretaria Estadual da Saúde (SES), vai liberar mais uma remessa ainda nesta terça-feira, 24. Os imunizantes fazem parte do carregamento que chegou na noite de domingo, 22. No total, 118 mil doses da Pfizer e CoronaVac aterrissaram no aeroporto Salgado Filho e serão destinadas aos municípios para acelerar a aplicação da primeira vacina em pessoas acima de 18 anos, com a meta de alcançar 100% da população vacinável até quarta-feira, 25, conforme anunciou o governador Eduardo Leite no início do mês.

Segundo as informações repassadas pela SES, Muçum vai receber 18 doses da Pfizer e 13 da CoronaVac. Ainda, conforme a pasta, o restante das doses de Pfizer e CoronaVac e o lote da Astrazeneca que desembarcou na segunda-feira, 23, ficarão reservados para segunda dose. De acordo com levantamento realizado pelas coordenadorias regionais de saúde, até segunda-feira, pelo menos 330 municípios do estado já haviam iniciado a imunização de pessoas com 18 anos ou mais. Outras 141 cidades estavam vacinando pessoas na faixa etária entre 20 e 25 anos. Com base nestas informações, a estimativa é de que os municípios mais atrasados com a vacinação recebam mais doses nestas novas remessas, a fim de acelerar a imunização e alcançar a meta anunciada pelo governo.

Doses pela região

Do levantamento realizado pelo Na Hora em nove municípios da região, apenas o município de Dois Lajeados não irá receber nenhuma dose nesta nova remessa. Outros oito, serão beneficiados com doses dos imunizantes da Pfizer e CoronaVac.

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.