31 May
Novo modelo de CNH começa a ser emitido em 1º de junho

O novo layout da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a ser emitido na quarta-feira, 1º de junho. O modelo será emitido nas cores verde e amarelo e tem como objetivo facilitar o trânsito de condutores brasileiros em outros países. Além disso, a nova CNH terá traduções em inglês e espanhol.

Segundo o governo, o modelo atual continua tendo validade até a data de vencimento. A troca se dará gradualmente conforme os condutores forem renovando ou emitindo segundas vias. O novo layout traz diversas alterações visuais, com reposicionamento de campos e inclusões de novos dados. 

Além da mudança no formato, a nova CNH também apresenta novos padrões de segurança contra falsificações, como o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa à luz ultravioleta. A nova CNH manterá o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de maio de 2017, que armazena todas as informações do cadastro do condutor, facilitando a fiscalização (especialmente a legitimidade do documento). 

O condutor vai receber o modelo impresso, mas pode também optar por utilizar o digital no celular, ou portar as duas versões, que serão igualmente válidas.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.