14 Dec

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apresentou na manhã de segunda-feira, 13, o novo modelo de urna eletrônica que será utilizado nas eleições do ano que vem. Conforme o órgão, o equipamento é mais moderno, seguro e vem com novos recursos de acessibilidade.

A nova urna eletrônica foi apresentada pelo presidente do TSE, ministro Luis Roberto Barroso, durante visita a uma fábrica em Manaus. A última atualização de modelo ocorreu em 2015.Entre as novas funcionalidades, está a maior duração das baterias, processadores mais rápidos e o terminal do mesário com comandos sensíveis ao toque (tela touch). Segundo o TSE, essa tecnologia permitirá mais rapidez na identificação do eleitor na seção eleitoral. Enquanto um eleitor vota, o terminal poderá identificar os próximos que vão votar, diminuindo o tempo de espera nas filas.

Conforme a licitação feita pelo TSE, serão fabricadas 225 mil urnas do novo modelo. No total, 577 mil serão utilizadas nas eleições. A entrega está prevista para maio do ano que vem. A vida útil do equipamento é de dez anos.

Foto: Divulgação / TSE

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.