07 Jan
Novo sistema de coleta seletiva começa a funcionar em Encantado

Um novo modelo da coleta seletiva de lixo em Encantado teve passou a vigorar neste início de ano. Agora, a empresa Dartora & Dartora assume o comando das funções. No entanto, segundo a prefeitura de Encantado, nestes primeiros dias, a empresa ainda está adaptando o serviço, já que há grande volume de material, acumulado, em razão do não recolhimento pela antiga empresa, cujo contrato foi finalizado em 31 de dezembro do ano passado. 

Segundo a empresa, o trabalho segue intensificado. Conforme o diretor da Jiovani Dartora, somente no sábado, 1º de janeiro, as equipes recolheram cerca de 30 toneladas de lixo. "Estamos seguindo o cronograma e o roteiro que já foram divulgados e, nesse momento, nossa prioridade é utilizarmos os três veículos para recolher tudo o que ficou para trás”, afirma. 

A expectativa é que a partir de segunda-feira, 10, a coleta seletiva comece a funcionar dentro do planejado. Para que o novo modelo passe a funcionar, é necessário também que a comunidade criem o hábito da separação do lixo seco e orgânico em casa, colocando nas lixeiras da rua somente nos dias em que a coleta for realizada. “É um processo gradual que, ao longo dos dias, vai sendo ajustado. Vamos precisar muito da compreensão e do apoio da nossa comunidade. Nada é estático. Se precisar aprimorar alguma coisa, o roteiro ou o cronograma, vamos fazer. Começamos dessa forma e, conforme as necessidades, vamos adaptar”, explicaa o prefeito Jonas Calvi.

Lixo Seco

PAPEL: papel, papelão, jornal, livros, revistas, cadernos, sacos de papel e embalagens longa vida.
PLÁSTICO: copos descartáveis, sacos, sacolas, caixas, garrafas, embalagens, tubos de PVC, vasilhames, brinquedos e utensílios quebrados.
METAL: alumínio, bronze, cobre, latas, sucatas de ferro, panelas, fios e correntes
VIDRO: copos, potes, jarras, garrafas, frascos de perfume, vasilhames de produtos de higiene e limpeza.

Lixo Orgânico

Restos de alimentos, resíduos de banheiros (papel higiênico, papel toalha, lenço de papel, absorventes usados), canudinhos, guardanapos sujos, fio dental, papel engordurado, esponja de aço, panos velhos, palitos.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.