17 Dec
Pesquisa Datafolha mostra Lula com 59% das intenções de voto; Bolsonaro tem 30%

Faltando menos de um ano para as eleições presidenciais, as pesquisas eleitorais divulgadas esta semana mostram que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria em todos os cenários possíveis. O último levantamento, realizado pelo Instituto Datafolha e divulgado na quinta-feira, 16, mostra o petista com 59% das intenções de voto, contra 30% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno. Os números apontam ainda que brancos e nulos somam 10% e não sabem em quem votar chega a 1%.

A pesquisa também desenhou outros sete cenários prováveis entre eles, o embate entre Lula e o ex-ministro e juiz Sérgio Moro (Podemos). Lula venceria por 57% a 31%. Já 12% votariam em branco ou anulariam e 1% diz não saber.

No duelo contra Ciro Gomes (PDT), Lula venceria por 56% a 26%. Outros 16% anulariam ou votariam em branco e 1% afirma não saber. Contra João Doria (PSDB), Lula levaria por 60% a 20%, com 19% de brancos e nulos. O outro 1% corresponde à fatia que diz não saber em quem votar.

Um possível segundo turno entre Bolsonaro e Moro mostra que o ex-juiz da Lava Jato venceria Boslonaro por larga diferença: 48% a 30%. Brancos e nulos somariam 21%. Mais 1% diz não saber.

Para a pesquisa de segundo turno, o Datafolha ouviu 3.666 eleitores em 191 cidades brasileiras entre os dias 13 e 16 de dezembro.

Pesquisa mostra que Lula poderia vencer no primeiro turno

O levantamento mostrou ainda que se fossem analisados dados da margem de erro, que é de dois pontos percentuais, Lula poderia vencer ainda no primeiro turno as eleições do ano que vem. Na pesquisa, o petista tem 48% das intenções. Levando em conta a margem, ele poderia ter entre 46% e 50%.


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.