13 May
Pesquisadores iniciam testes de vacina contra o câncer de próstata, pulmão e ovários

Um imunizante, considerado revolucionário, poderá ser a nova arma no combate a, pelo menos, três tipos de câncer. Pesquisadores britânicos iniciaram os testes em voluntários de uma vacina que pode ser efetiva contra o câncer de próstata, pulmão e ovários. De acordo com os primeiros ensaios da fase de testes, os resultados foram considerados satisfatórios. 

Conforme os estudos, a vacina será aplicada em três doses e está sendo desenvolvida pela Oxford Vacmedix. O imunizante será aplicado em pacientes que já estão em tratamento contra a doença. 

O produto tem como alvo a proteína survivina, que é liberada por células cancerígenas para enganar o sistema imunológico e evitar que o corpo as ataque. A esperança é que isso destrua as células cancerosas.

Segundo os pesquisadores, o imunizante projeta no organismo um estímulo mais forte do que o sistema imunológico. Assim, ajuda a combater uma proteína que normalmente mantém as células cancerígenas protegidas. Na prática, a função da vacina é “ensinar a organismo a atacar a substância e reconhecer os tumores.”

Até o momento, os testes foram realizados em 35 pacientes com câncer em Londres e em quatro outros centros do Reino Unido. Os voluntários receberão as três doses da vacina, com um intervalo de duas semanas. Eles serão monitorados por seis meses após as aplicações.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.