21 Nov

Três nomes disputam, neste domingo, 21, as prévias do PSDB, para escolher o nome do pré-candidato à presidência da República pelo partido nas eleições do ano que vem. Os governadores João Doria, de São Paulo, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, disputam a eleição interna do partido.

O pleito, que iniciou por volta das 8h e segue até às 15h, espera que mais de 44,7 mil filiados participem do processo. Atualmente, o PSDB tem mais de 1,3 milhão de filiados. O número de cadastrados a participarem das prévias representa 3,4% desse total. De acordo com as lideranças tucanas, é um número baixo, em comparação ao de correligionários da sigla. A maioria dos que estão aptos a votar é de São Paulo (26,1 mil ou 58,5% dos inscritos).

Segundo o PSDB, 90% dos filiados com mandato do partido se registraram para votar, percentual que inclui todos os 72 deputados estaduais, 34 deputados federais e sete senadores tucanos. Também estão aptos para votar 491 prefeitos, 397 vice-prefeitos e 3.949 vereadores.

Dependendo do resultado da disputa dos três candidatos, Dória, Leite e Virgílio, poderá haver segundo turno das eleições internas. 

Todo o processo de eleição, tanto presencial quanto pelo aplicativo, será fortemente monitorado pelo partido, pelas campanhas e por auditorias externas. A votação por aplicativo ocorrerá com dupla verificação: identificação facial e validação por código enviado por SMS para o celular cadastrado pelo filiado.

Foto: Ascom PSDB

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.