31 May

A quarta edição do projeto turístico Trem dos Vales será lançada nesta terça-feira, 31, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, a partir do meio-dia e deverá contar com a presença do governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior, empresários e lideranças políticas da região.

Na ocasião, serão apresentados os detalhes dos passeios previstos para ocorrerem no segundo semestre deste ano. A princípio, os trajetos serão de Muçum a Guaporé e de Colinas a Roca Sales e deverão ocorrer entre agosto e novembro. A expectativa é atrair mais de 35 mil visitantes ao longo da temporada. 

O encontro com o governador tem por objetivo buscar alternativas para incluir o trecho até Estrela na rota turística, ou seja, mais 17 quilômetros de percurso de trem. 

O projeto Trem dos Vales contempla mais de 46 quilômetros, passando por 21 túneis e 18 viadutos. O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), e conta com o apoio e cooperação da Rumo Logística.

Pedido de passeios permanentes

Durante o lançamento da edição deste ano, lideranças do setor de turismo e político reivindicaram ao governador apoio para que a empresa responsável pela manutenção do trecho, a Rumo Logística, resolva impasses burocráticos que travam a possibilidade dos passeios serem permanentes, assim como ocorrem, por exemplo, em municípios da Serra Gaúcha, como é o caso de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Atualmente, o roteiro no Vale do Taquari é realizado apenas em temporadas e com datas previamente agendadas.  

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.