23 Jan

por Ranieri Moriggi


Som no Rio Taquari – I

Mais uma polêmica se estende na Princesa das Pontes. Dessa vez, a questão da presença de carros de som automotivo junto às praias do Rio Taquari. Muita gente criticando por causa do alto volume que sim, atrapalha quem quer estar ali no local, curtindo um sol, uma bebida e batendo papo com os amigos. Devido a potência da estrutura do pessoal, fica quase impossível dialogar. Moderação seria a palavra certa. 

Som no Rio Taquari – II

Por outro lado, não vejo problema algum em ter carros de som com música nos locais, desde que os mesmos respeitem os limites do bom senso. Na praia, principalmente aqui no Litoral Norte, o que a gente mais vê são as caixinhas portáteis misturando um emaranhado de ritmos. Alguns, passam dos limites, outros, ficam com seu aparelho em volume aceitável e pronto.

Som no Rio Taquari – III

A realidade é esta: houve sim candidato (aqui não faço referência a cargos) que prometeu mundos e fundos para se eleger nas eleições de 2020. Isso ocorre em todas as eleições. E acho justa a cobrança não apenas ao prefeito municipal, mas também aos vereadores que se elegeram com essa promessa e levaram boa parte dos votos dessa gurizada.

Som no Rio Taquari - IV

O Portal Acontece no Vale realizou uma enquete online para saber da opinião das pessoas sobre o assunto: 52,2% dos participantes apoiam a presença dos carros de som automotivo no local. Outros 40,7% reprovam e 7,1% são indiferentes quanto a questão abordada.

Calor - I

As últimas semanas foram terríveis para todos os gaúchos. O forte calor que assola o nosso estado, além de provocar perdas na produção de alimentos, já começa a afetar a saúde da população. Não há ser humano que aguente permanecer por muito tempo fora de um ambiente com ventilador ou ar condicionado.

Calor - II

A expectativa é de que até o final desse mês, as temperaturas permaneçam altíssimas. Em fevereiro, o calor deve continuar, afinal estamos no verão, mas a tendência é de que haja queda nas temperaturas. Assim esperamos.

Vacinas para as crianças - I

É assustador a quantidade de informação falsa que a muitas pessoas de Muçum e região jogam nas redes sociais achando ser a verdade suprema. Infelizmente, muita gente ainda lê, acredita e repassa os dados. Facebook virou terra sem lei, infelizmente. Mas, o que mais me admira em tudo isso é ver gente que se diz “estudada”, compartilhar e não se dar ao trabalho de verificar a fonte da informação. Como diz o ditado, “diploma não encurta orelha de burro” (com todo respeito aos animais).

Vacinas para as crianças - II

Vai ter vacina, sim! Além da Pfizer, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou na quinta-feira, 20, a utilização da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, em crianças e adolescentes. Agora, com mais esse imunizante, a expectativa é de que a vacinação acelere e num futuro próximo, os novos casos comecem a cair.

Eficácia das vacinas

Tem uma turminha aí que vou te contar, ein: não acredita na vacina, mas foi até a unidade de vacinação e recebeu as TRÊS doses. Ainda, por cima, põe em xeque a eficácia dos imunizantes, mas “se acaba” nos diets shake, comprimido para tirar a fome e na cinta modeladora, acreditando que o shape sarado e com tanquinho vai surgir... Veremos.

Eleições 2022 - I

O governador do Estado, Eduardo Leite, está decidido em não concorrer à reeleição. Mesmo liderando a última pesquisa divulgada, ficando a frente de nomes como o do ex-governador José Ivo Sartori (MDB) e do ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, Leite apoia incondicionalmente a candidatura de seu vice, Ranolfo Vieira Júnior.

Eleições 2022 - II

Durante visita à Bento Gonçalves, em que tive a oportunidade de acompanhar, Leite disse ainda que fará de tudo para ver PSDB e MDB coligados no pleito de outubro. Mesmo tendo sido rivais nas eleições de 2018, quando Leite venceu Sartori, o MDB sempre esteve ao lado do governo, inclusive apoiando na votação de projetos polêmicos. Cabe agora ver se o MDB cederá o espaço a Ranolfo. Afinal, pelo menos três nomes da sigla correm em busca de espaço para concorrer ao Piratini: Gringo, Alceu Moreira e Gabriel Souza.

Eleições 2022 - III

Caso a coligação se concretize, fico me perguntando: como será a relação dos filiados e simpatizantes dos dois partidos em Muçum, já que em 2020, durante as eleições municipais houve grande embate, gerando muitas brigas, discussões, processos judiciais e caso de polícia. Há boatos de que os partidos já solicitar à Executiva Estadual uma certa “liberação” para não apoiar os futuros candidatos. 

Luto na música brasileira

O Brasil perdeu uma de suas referências em talento, presença de palco e brilho. Elza Soares nos deixou na quinta-feira, 20, aos 91 anos. Dona de uma voz incomparável, Elza chegou a ser considerada nos Estados Unidos como a Voz do Milênio. É uma pena que seu reconhecimento aqui no Brasil chegou um pouco tarde. Precisou sair daqui pra ser valorizada em sua volta. Às novas gerações eu dou um conselho: busque pelos canais de música conhecer quem foi Elza Soares. Nada contra quem curte outras vertentes musicais. Mas ela é uma enciclopédia de talento e referência para quem aprecia a Música Popular Brasileira.

Expectativa na Paróquia de Muçum

Na próxima semana, os novos padres tomam posse na Paróquia Nossa Senhora da Purificação, em Muçum. Há grande expectativa em torno do que Alberto Domingos Tremea pretende implantar na comunidade. Vai ser muito difícil, na minha opinião, acabar com a “Terceira Guerra Mundial” que foi implantada dentro da Igreja na cidade ao longo da passagem do padre Darci. Vai ser preciso um choque de gestão, que pode não agradar a todos. Mas do jeito que está não pode continuar. A Igreja se atualizou, a Liturgia passa por isso constantemente e a gente, como fieis e participantes, devemos apoiar e incentivar essas novas ações. Caso contrário, em breve, nossa igreja servirá apenas para receber turistas. Até semana que vem. 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.