03 Sep

Um bebê foi salvo por um soldado da Brigada Militar após se engasgar com leite materno em Encantado. O fato ocorreu no início da noite de quinta-feira, 2 de setembro, quando a mãe da criança entrou em contato pelo telefone de emergência 190, solicitando ajuda, pois a criança estava com dificuldades para respirar.

De imediato, o policial militar orientou a mãe sobre os primeiros procedimentos a serem realizado, entre eles, a chamada Manobra de Heimlich, que consiste em posicionar o bebê de uma maneira que auxilie na desobstrução das vias respiratórias. 

Após seguir as orientações do policial, a mãe percebeu que a criança voltou a respirar. O bebê foi encaminhado para atendimento médico e passa bem.

Como fazer a manobra de Heimlich

  1. Sentado em uma cadeira ou ajoelhado, posicionar o bebê em decúbito ventral (com a barriga para baixo) em um dos antebraços, com o corpo ligeiramente inclinado para baixo.
  2. Realizar 5 golpes (com força moderada) com a região hipotênar (calcanhar da mão) dominante na região inter-escapular (meio das costas) do bebê.
  3. Posicioná-lo deitado de costas no antebraço (cuidando a estabilização da cabeça, mantendo vias aéreas abertas e ligeiramente inclinado para baixo).
  4. Realizar 5 compressões torácicas com 2 dedos na região inter-mamilar (no meio do peito, entre os mamilos).
  5. Alternar os 5 golpes ou tapotagens em região inter-escapular e as 5 compressões torácicas até que o lactente consiga expelir o corpo estranho ou que evolua para inconsciência.
    Caso o bebê desengasgue é importante que seja levado ao pronto atendimento para uma avaliação médica.
    Caso evolua para inconsciência, continua o mesmo procedimento e aguardar a chegada do serviço de emergência.


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.