27 Dec

Apesar da queda no número de casos de coronavírus, os casos de Influenza, ou gripe, como é conhecida começaram a aumentar nas últimas semanas. Para não se confundir, o Portal Acontece no Vale apresenta as diferenças entre os sintomas de cada uma das infecções.

Conforme orientações do Ministério da Saúde, uma pessoa infectada deve, além de procurar atendimento, ficar isolada de outros indivíduos e fazer quarentena durante 14 dias. 

Na gripe, sintomas como febre, tosse seca, cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça são comuns. Coriza ou nariz entupido e dor de garganta podem aparecer, mas são menos frequentes. A gripe pode evoluir para casos graves e até mesmo para a morte.  

Na covid-19, febre e tosse seca são sintomas comuns. Já cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de garganta podem surgir às vezes. A doença tem outros sintomas que, em geral, não são sentidos por quem tem gripe, como perda do olfato e paladar.  Assim como a Influenza, a covid-19 também pode avançar para quadros mais graves, como evidencia a marca de mais de 600 mil pessoas.  

Apesar da diferença nos sintomas, os infectologistas alertam que não é possível definir se uma pessoa está com covid-19 ou com gripe apenas com a análise do profissional, chamado no jargão técnico de diagnóstico clínico. A realização dos chamados testes clínicos é imprescindível para descobrir qual é a infecção e indicar os procedimentos adequados à realização do diagnóstico. 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.