11 Aug

Servidores da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Lajeado entregaram na manhã de terça-feira, 10, à secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, um documento pedindo a reabertura do laboratório regional, fechado desde 2017. Sem a estrutura em funcionamento, todos os exames feitos na região são encaminhados para laboratórios de Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. O espaço que atendia 37 municípios da região fechou depois que a responsável técnica se aposentou e o Estado não efetuou a contratação de um novo profissional.

A medida é considerada essencial para dar celeridade nos resultados dos exames encaminhados pelos municípios que integram a 16ª CRS. O pedido vem após o órgão ser transferido para um novo espaço, localizado no bairro Florestal, em Lajeado. São cerca de 800 metros quadrados de instalações, que contam com mais acessibilidade e espaço para cargas e descargas de insumos, vacinas e medicamento. Segundo os funcionários, há estrutura física compatível para a reabertura do local. 

A secretária estadual se prontificou a dar uma solução para o impasse e nas próximas semanas, uma equipe técnica da SES deverá vir à Lajeado para verificar a estrutura do local. Outro ponto considerado essencial para a reabertura do laboratório é saber se há previsão para contratação de profissionais para esta área em concurso público. Conforme Arita, o Estado deve publicar um edital até o final do ano. A 16ª CRS abrange 37 municípios e tem mais de 50 funcionários, entre servidores públicos, terceirizados e estagiários.

Foto: Marília Bissigo Divulgação/SES

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.