14 Feb

O site exclusivo do Banco Central (BC) para realizar consultas ao Sistema de Valores a Receber (SVR) está novamente no ar nesta segunda-feira, 14. Nele, os brasileiros poderão conferir se há alguma quantia em dinheiro esquecida em agências bancárias. Neste primeiro momento, só será disponibilizada a informação se há ou não recursos disponíveis. 

Em caso positivo, o valor deverá ser divulgado somente em março, de acordo com o ano de nascimento da pessoa. Segundo o BC, o beneficiário poderá acessar novamente o site a qualquer momento para realizar a consulta. Além disso, o dinheiro que está nas contas não será perdido. "O cidadão nunca perde o direito sobre os valores em seu nome. As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução", explica. 

De acordo com o BC, são R$ 8 bilhões esquecidos nas instituições financeiras. Os valores são oriundos de contas correntes ou poupança que foram encerradas com saldo disponível, tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito e recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

Como fazer a consulta

  • Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br ;
  • Use seu CPF ou CNPJ (em caso de pessoa jurídica) e data de nascimento para consultar se você tem valores a receber;
  • Em caso positivo, guarde a data que o sistema informará para fazer o novo acesso;
  • Retorne ao site na data informada para saber qual o valor disponível e solicitar o resgate;
  • Para acessar o SVR na data determinada, será preciso ter um login gov.br nível prata ou ouro. O BC ressalta que não será possível acessar o sistema com o login Registrato;
  • Quem não possui o login gov.br deve fazer cadastro gratuito na página da internet ou no aplicativo gov.br 
Comentários
* O e-mail não será publicado no site.