13 Jan

O calor segue nesta quinta-feira, 13, em todo o Rio Grande do Sul. No Vale do Taquari, as temperaturas devem chegar aos 35ºC durante a tarde na maior parte dos municípios. O tempo seco e quente é decorrente de um bloqueio atmosférico, que acaba impedindo a passagem de frentes frias, favorecendo a atuação de massas de ar seco e quente.

A previsão para hoje é de que as temperaturas sigam elevadas como as registradas nos últimos dias. O forte calor ainda deve predominar até o final de semana. 

Em Muçum, a quinta-feira começou com predomínio do sol e temperaturas em elevação. As mínimas na cidade devem ficar em 19ºC e as máximas chegando aos 34ºC.

Além do forte calor, a diminuição dos níveis de umidade relativa do ar também devem ser observados, já que essa situação pode prejudicar a saúde. Segundo a meteorologia, quando o ar está muito seco, há rápida desidratação do organismo, principalmente nas vias respiratórias e mucosas, provocando até sangramento em alguns casos.

Para esta quinta-feira, os níveis de umidade devem ficar abaixo de 20%, o que é considerado estado de alerta. A recomendação é de que não sejam realizados exercícios físicos ao ar livre das 10h às 16h, além de consumir bastante água, evitando também a aglomeração de pessoas em ambientes fechados. 

A boa notícia é de que a chuva pode retornar ao Rio Grande do Sul na sexta-feira, 14, com pancadas isoladas em parte do estado. No Vale do Taquari, não há previsão de precipitações. As temperaturas máximas devem chegar aos 36ºC em Muçum. No entanto, até a próxima semana, a meteorologia prevê chuva durante todos os dias, com estimativas de 30 a 50 milímetros durante o período.
 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.