16 Mar

Em 2020, pelo menos oito mil pessoas tiveram a oportunidade de andar nos vagões durante o trajeto

As tratativas para o retorno do passeio turístico Trem dos Vales ganharam um novo capítulo nesta terça-feira, 16. Um pedido da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), da Associação Brasileira da Preservação Ferroviária (ABPF) e de prefeitos do Vale do Taquari, foi encaminhado ao secretário de Turismo do Estado, Rodrigo Lorenzoni, para que seja levado até a empresa Rumo, detentora da concessão da malha ferroviária gaúcha. O objetivo é garantir novas datas para o passeio turístico. A ideia é que a liberação seja concedida para o final do ano.

De acordo com Lorenzoni, a Rumo já teria sinalizado positivamente sobre a proposta. Porém, com o avanço da crise provocada pela covid-19, a datas precisaram ser alteradas. Inicialmente, os passeios estariam sendo organizados para os meses de julho e outubro. “Já tivemos uma sinalização positiva da Rumo, mas o avanço da pandemia torna mais seguro transferir as datas para o final do ano, coincidindo com outros eventos festivos”, disse o secretário.


Em 2020, pelo menos oito mil pessoas tiveram a oportunidade de andar nos vagões durante o trajeto. Conforme o coordenador do Projeto, Rafael Fontana, 60% dos passageiros eram de outras regiões e que houve significativo incremento nos empreendimentos afetados pela novidade. O grupo de coordena as ações pretende, em breve, implantar o trem definitivo, com datas fixas semanais, a fim de fomentar o turismo do Vale do Taquari. “Como temos novos gestores municipais, é importante alinhar as necessidades e colocar o empenho do Governo do Estado neste projeto que pode alavancar o turismo na região”, pontua Lorenzoni. 


Foto: Reprodução

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.