10 Jan

A vacinação contra a covid-19 em crianças de cinco a 11 anos no Rio Grande do Sul já tem data para começar: quarta-feira, 19 de janeiro. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 10, pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), após reunião da Comissão Intergestores Bipartite.

Segundo a pasta, a imunização vai iniciar vacinando 96.427 meninos e meninas com alguma comorbidade como, por exemplo, hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos. Na sequência e, dependendo da disponibilidade de doses, serão vacinadas crianças de 11 anos e assim, consequentemente as demais. 

A expectativa é de que só em fevereiro, crianças de 10 e nove anos recebam a dose infantil do imunizante. Em março, será a vez daquelas com oito anos. Para as outras idades, a Secretaria da Saúde aguarda a previsão de remessas de vacinas pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a SES, a chegada de 1,2 milhão de doses está prevista para quinta-feira, 13. A aplicação deverá ser realizada em sala exclusiva, com um espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. Eventos adversos após a vacinação devem ser notificados no e-SUS Notifica, sistema de registro do Ministério da Saúde. 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.