19 Aug

Um caso suspeito da variante Delta foi registrado em Bom Retiro do Sul. A amostra foi descoberta no Laboratório Central do Estado (Lacen) e encaminhada para a Fundação Oswaldo Cruz (Friocruz) para realização do sequenciamento genético completo. Ainda não há previsão para retorno do resultado. No entanto, há possibilidade de que a nova cepa dacovid-19 já esteja em circulação pelo Vale do Taquari, uma vez que esta é considerada mais transmissível que as demais já descobertas.

Desde o início da semana, o Rio Grande do Sul registrou aumento no número de casos da Delta. Isso ocorre também pela celeridade no envio das amostras aos laboratórios. 

Apesar das incertezas e medo, as autoridades em saúde garantem que somente com a vacinação será possível controlar a pandemia e evitar que um novo pico da doença seja registrado no país nas próximas semanas em decorrência do avanço da nova variante. Além disso, medidas como uso obrigatório de máscaras, utilização de álcool em gel e manter o distanciamento social, ainda não essenciais para evitar a disseminação da doença que já matou mais de 570 mil pessoas no Brasil.

Conforme a chefe da Vigilância Epidemiológica do Centro de Vigilância em Saúde do Estado (Cevs), Tani Ranieri, entre as medidas mecânicas, além dos cuidados de proteção e distanciamento, a vacinação é o que garantirá que menos pessoas sejam infectadas pelo vírus, diminuindo a possibilidade de circulação e mutação do vírus. "Estudos na Europa apontam que a resposta imune à segunda dose é muito mais robusta e impede reinfecções pela Delta em quadros mais graves”, garante.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.