23 Nov
Vestibular da UFRGS terá quase quatro mil vagas na edição de 2022

Pelo menos 3.980 vagas foram disponibilizadas no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) do ano que vem. A informação foi confirmada na segunda-feira, 22, durante publicação do edital do concurso. As inscrições iniciam na quarta-feira, 24 e seguem até o dia 10 dezembro, pelo site da instituição de ensino superior. As inscrições custam R$ 145. Eventuais recursos quanto ao resultado referente à isenção do pagamento da taxa de inscrição deverão ser formalizados, no Portal do Candidato, até as 23h59min dia 23 de novembro de 2021.

De acordo com o edital, as provas estão marcadas para os dias 12 e 13 de fevereiro. No entanto, em razão da pandemia, há possibilidade de mudanças, caso as condições sanitárias impeçam a realização da prova presencial. A decisão deverá ser tomada, com base nas informações de dezembro.

Além de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí serão polos de aplicação dos testes. Na inscrição, o candidato poderá escolher em qual dessas cidades deseja realizar a prova. Caso haja mudança no formato do vestibular, a instituição deverá avisar os estudantes com pelo menos um mês de antecedência.

Caso a situação da covid-19 se agrave, com aumento de casos e mortes, a prova será suspensa e a seleção de alunos para o ano que vem se baseará nas notas das edições do vestibular da UFRGS de 2017 a 2020 e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 a 2021.

As quase quatro mil vagas serão ofertadas em 89 cursos de graduação, o que representa 70% do total oferecido para o ano que vem. Outra parte, cerca de 30%, são direcionados aos alunos que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Metade das vagas de todos os cursos são reservadas para alunos que cursaram o Ensino Médio em escola pública, além de percentuais para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas, pessoas com deficiências e de baixa renda.

Foto: Gustavo Diehl / Ascom UFRGS / Arquivo

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.